moradia dependência química 22

· 4 min read
moradia dependência química 22

Ebc Moradias Coletivas Ajudam Dependentes Químicos A Retomar Convívio Social
Autoconhecimento através de soluções terapêuticas e sessões com psicólogos, além de uma restauração física e mental, desintoxicação, reeducação alimentar. Pode acontecer de forma voluntária e involuntária, essa é a única opção que pode tratar pacientes involuntários. É de conhecimento de todos que a dependência química é uma doença que não possui cura, além disso é progressiva. Nós acreditamos que esse é o tempo ideal para que o paciente receba o suporte devido e possa dar início ao seu processo de ressocialização.
Dar suporte com tratamento para dependentes químicos e alcoólatras para a retomada do contato com familiares, implicando em novas perspectivas e atividades. A casa de recuperação é um espaço de reabilitação para dependentes químicos e alcoolistas, onde o foco está em dar suporte ao adicto em um momento de crise e afastá-lo do consumo de substâncias psicoativas. O dependente químico quando coloca em risco outras pessoas - especialmente seus entes queridos e a si mesmo.
Esta realidade das RT italianas, mostra que as mesmas foram se estruturando como mini hospitais de psiquiatria com média de 12 leitos (Girolamo et al., 2002). Este exemplo, parece dissonante ao conceito inicial proposto há cerca de 20 anos atrás  de gradativa independência e “desinstitucionalização” dos doentes mentais graves. O que por sua vez, tem permitido a geração de inúmeras críticas à RF proposta e executada, inclusive em nosso país (Gentil, 2007).
https://grupodereabilitacao.com.br/

moradia dependência química


O objetivo é ajudar a pessoa a se preparar para conviver em sociedade novamente, agora, livre do vicio. Esse é o trabalho mais importante, pois a reintegração da pessoa na sociedade tem que ser feita com um constante apoio psicológico através de terapias, onde o profissional vai trabalhar com o paciente para que este não tenha mais recaídas. Cada tipo de tratamento possui uma abordagem específica e adequada para atender as reais necessidades e o grau de dependência química em que os pacientes se encontram, sendo realizados por nossa equipe médica e psicoterapêutica que acompanha os pacientes durante todo o processo de reabilitação. A ideia da Moradia Assistida surgiu após verificarmos a necessidade de uma opção de tratamento para dependentes químicos com o intuito de desinstitucionalizar pacientes crônicos, que possuem potencial de se reinserirem gradualmente na sociedade e na família. Em uma internação involuntária, como o próprio nome diz, o dependente químico é internado contra a sua vontade, já que este não é capaz de perceber a situação em que se encontra, a fim de receber o tratamento adequado para a sua doença. A escolha dos profissionais que cuidam dos nossos pacientes em todas as nossas clínicas de recuperação é feita de maneira cuidadosa, tamanho cuidado reside no fato de termos consciência absoluta sobre a responsabilidade de cuidar e reabilitar uma vida.
Durante o tratamento, é muito importante que o paciente tenha uma rotina intensa, para que possa manter a sua cabeça ocupada, evitando pensamentos negativos. Aqui no Grupo Recanto, contamos com uma estrutura completa de hotelaria, que inclui piscina, academia ao ar livre, campo para a prática esportiva e unidade hospitalar com uma frota de ambulâncias à disposição sempre que necessário. Para isso, o indivíduo vai ter que ir em busca da sua espiritualidade, rever o seu sistema de valores e crenças, assumir responsabilidade por seus atos, reconstruir relações eventualmente abaladas pela doença e viver um dia de cada vez.


Além dessa residência terapêutica, que tem capacidade para até 12 moradores, a prefeitura dispõe de dez RTs, que integram a rede de saúde mental do município. A INSTITUIÇÃO ABRAÇO tem como objetivo o resgate da cidadania e a defesa dos direitos sociais do dependente químico através de moradia assistida. A ideia da Moradia Assistida não é nova e surgiu após se verificar a necessidade de uma opção de tratamento para dependentes químicos com o intuito de desinstitucionalizar pacientes crônicos, que possuem potencial de se reinserirem gradualmente na sociedade e na família. A Casa de Apoio Belém, Instituição Filantrópica fundada em 21 de Fevereiro de 2006 em Curitiba, pelo Sr. João Honório Bueno, dependente químico recuperado o qual inspirado por Deus e movido pelo apoio de sua rede de proteção (igreja, familiares, amigos, empregadores) inaugurou a casa de apoio Belém no ano de 2006.
Tratamento realizado à base de uma planta, a Ibogaína, tem proporcionado ótimos resultados. Pode ser inserido medicamentos, caso o paciente necessitar, mediante a prescrição médica. O Padrão conta com as reuniões de doze passos e a espiritualidade como base sólida de reabilitação. A família pode visitar mensalmente ou quinzenalmente, de acordo com as regras de cada instituição, ligar semanalmente para falar com seu ente querido. O isolamento social não é uma premissa, a ideia é que o autoconhecimento seja desenvolvido. Opções mais flexíveis, outras que investem em muita segurança, enfim, de uma maneira geral, são muitas opções.
A terapia pode ser realizada individualmente ou em grupo, e pode ser feita por um psicólogo, psiquiatra ou terapeuta qualificado. Mantém quadro não profissional, embora a ajuda de profissionais externos possa ser solicitada em casos especiais. O sistema não é filiado aos Alcoólicos Anônimos (AA), mas estimula a participação de seus membros em reuniões.
Também tem a possibilidade fazer com que os integrantes se conheçam melhor e possam conviver dentro de uma sociedade urbana, com vizinhos, igrejas e comércios. Ficamos felizes em informar que dispomos de clínicas de recuperação no estado de São Paulo que oferecem o melhor tratamento para dependência química e atendem a cidade de Casa Branca. Na Casa Liberdade, clínica de reabilitação em Curitiba, são utilizados diversos métodos terapêuticos para melhor atender as necessidades dos pacientes. Primeiramente, um atendimento humanizado e técnico, acolhedor de cada história individualmente e que faz muita diferença no resultado terapêutico.